O que nos inspirou?


“…a literatura aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado”.

A partir deste texto, a literatura passou a ser vista como Direito Humano. O desafio para o Programa Prazer em Ler era de garantir este direito ao maior número possível de pessoas.

Parte das discussões sobre este tema estão colecionadas no livro Nos Caminhos da Literatura, publicado em 2007, com textos de vários autores.

Nos Caminhos da Leitura


Uma história em 3 tempos


O poder transformador da leitura não só integrou diferentes ações educacionais como construiu de forma conjunta, e com base na realidade brasileira, uma metodologia sólida para o desenvolvimento do gosto pela leitura.

Destacamos 3 publicações que representam momentos diferentes do programa:

Guia prático para estimular novos leitores

Reunimos reflexões sobre a promoção da leitura e da literatura a partir de conceitos que orientaram a criação do programa.

Volume 1

Volume 2

Primeiros 3 anos

10 anos do projeto


A trajetória do programa (de 2006 a 2016) foi organizada em dois volumes que abordam a experiência no incentivo às bibliotecas comunitárias e escolares com foco na garantia do direito à leitura.


Volume 1

Volume 2

Também realizamos pesquisas e avaliações.