Programa Redes e Alianças

Desenvolvido para promover e estimular o surgimento e a articulação de redes e dinâmicas de rede no campo dos direitos da criança e do adolescente.


Estudo de Cenário

Foi o ponto de partida, no qual entendemos a dimensão de temas das áreas de investimento.


Realização do projeto

  • Proposta Técnica
    Fizemos uma fundamentação teórica, diretrizes institucionais, área de abrangência, públicos, justificativa, metodologia, assim como indicadores e metas para o primeiro ciclo de investimento.


  • Piloto
    Convidamos organizações para participar de um grupo piloto, escolhido pela equipe do Instituto C&A a partir do estudo de cenário e das diretrizes definidas na proposta técnica.

  • Edital
    Para atingir nosso objetivo de estimular iniciativas que atuam na educação de crianças e adolescentes, focamos no apoio a redes, coletivos de instituições, movimentos, grupos de trabalho, fóruns e coalizões, geridos e desenvolvidos coletivamente por instituições sociais articuladas entre si.


  • Monitoramento
    Acompanhamos cuidadosamente as redes e os projetos apoiados a partir do monitoramento do plano de ação, visitas técnicas e encontros presenciais com parceiros para troca de experiências.

  • Avaliação
    Avaliamos a relevância, eficiência, efetividade, impacto e sustentabilidade do programa, buscando também aprendizados para programas futuros. Além disso, analisamos documentos do programa, fizemos entrevistas com atores-chave e visitas às redes apoiadas.

Outros exemplos

O Instituto C&A atuou também apoiando outras redes no seu processo de constituição: